PPGQUI

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Serviço

Atenção: Guia de Informações sobre o PPGQUI

por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 01/02/2021 - 16:36
Última modificação: 18/10/2022 - 09:30
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Assunto: 
Bolsas / Disciplinas / Documentos / Doutorado / Mestrado / Serviços
Orientações: 
Guia 2022

Prezado(a) discente, acesse o Guia de Informações para ficar por dentro do funcionamento do PPGQUI


Demais informações:

  1. Acessando o  PORTAL DO ALUNO, da Universidade Federal de Uberlândia, você poderá realizar sua matrícula, visualizar dados de relatórios de consulta, dados cadastrais, histórico escolar, dentre outros.
  2. Os(as) ingressantes e veteranos devem acessar Matrícula  para verificar o procedimento.
  3. Orientações sobre os prazos, exigências e legislações se encontram em Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.
  4. Aqueles(as) estudantes que irão qualificar, verifiquem a documentação necessária em Qualificação.
  5. Aqueles(as) estudantes que irão defender, verifiquem a documentação necessária em Defesa
  6. Aqueles(as) estudantes que já defenderam, verifiquem a documentação necessária para depósito da Dissertação ou Tese na Biblioteca em Defesa
  7. Acessem Serviços/Orientações Gerais, lá você poderá conferir muitas outras informações do PPGQUI.
  8. A Secretaria do PPGQUI oferece aos docentes e discentes do Programa, apoio no envio de correspondências e outros pelo Correio, desde que com a finalidade de atender necessidades de estudo ou trabalho. Interessados poderão procurar a autorização, com informações completas do destinatário e endereço de envio.
  9. Conheça o regulamento do PROAP – Programa de Apoio à Pós-Graduação da CAPES, que normatiza a aplicação dos recursos da Pós-Graduação.

AnexoTamanho
PDF icon GUIA DE INFORMAÇÕES PPGQUI 20223.83 MB
Setor Responsável: 
Serviço

Agenda de Reserva do Auditório do PPGQUI - Prof. Manuel Gonzalo Hernandez Terrones

por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 27/09/2022 - 14:34
Última modificação: 13/03/2024 - 20:55
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo
Assunto: 
Eventos
Orientações: 

O agendamento deste espaço é realizado pela secretaria do PPGQUI.

Para solicitar o agendamento, enviar e-mail para cpgquimica@ufu.br requisitando a reserva e informando: data, horário de início e término, tipo de atividade a ser realizada e nome do professor responsável.

 

Setor Responsável: 

Inovação

por Portal PPGQUI
Publicado: 10/06/2021 - 14:04
Última modificação: 04/10/2023 - 00:09

A universidade é um centro de geração de um grande número de conhecimentos os quais são adquiridos através das pesquisas realizadas pelos docentes e alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Esse conhecimento é de grande importância para o desenvolvimento científico e tecnológico, possibilitando melhoria nas condições de vida de toda sociedade, gerando riqueza, emprego e desenvolvimento social.

Em qualquer uma dessas atividades, o conhecimento gerado pelas pesquisas desenvolvidas no PPGQUI pode auxiliar em todos esses segmentos. Confira abaixo o que o PPGQUI/IQUFU tem contribuído nesse setor.


Produtos Tecnológicos

 

O PPGQUI/IQUFU possui o desenvolvimento desse produto tecnologico o qual contou com o auxílio da Agencia Intelecto  no processo de registro. A Agência Intelecto é regulamentada pela Resolução no. 08/2016 do CONSUN que está subdividida em: Divisão de Propriedade Intelectual e Inovação (que dá suporte à criação de Pedido de Patentes, Registros de Cultivar, Desenho Industrial, Marca, Programas de Computador), e Divisão de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (em que está contido o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras - CIAEM). A  Agência Intelecto faz parte Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DIRTC) da UFU auxilia as unidades acadêmicas na geração de: Produtos Tecnológicos, Patentes e Empreendedorismo.

O produto BATCH INJECTION ANALYSIS (BIA) CELL - BIASPE02 e BIASPE10 é comercializado pela empresa DropSens (Oviedo, Espanha), disponível em http://www.dropsens.com/en/accesories_pag.html, fruto de contrato assinado entre UFU e a empresa.

Esse produto foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Eletroanalítica coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Mathias Richter (Prof. do IQUFU e credenciado no PPGQUI). A empresa DropSens é líder no mercado de dipositivos eletroquímicos descartáveis do tipo SPE (screen printed electrode) e o produto é um acessório poderoso para estes dispositivos para permitir análises de rotina em alta velocidade para seus clientes.

Ref. BIASPE02 - Batch Injection Analysis Cell for Screen- Printed Electrodes (200 µL micropipette)

Ref. BIASPE10 -Batch Injection Analysis (BIA) cell (1000 μL Micropipette)


Patentes

 

Através do auxílio da Agencia Intelecto,  o PPGQUI/IQUFU tem contribuído no desenvolvimento de Patentes concedidas e depositadas.

Abaixo se encontram enumeradas as patentes da UFU concedidas e depositadas que apresentam docentes/discentes do PPGQUI. Para saber mais informações sobre elas, basta acessar 

https://busca.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchBasico.jsp buscando pelo número ou título da patente.

Patentes Concedidas
Título Autores Data de Depósito Data de Concessão
BR 10 2012 012879 9 - MÉTODO DE PREPARO DE FLOCOS DE PRATA

JOÃO MARCOS MADURRO / ANA GRACI BRITO MADURRO / LUCAS FERREIRA DE PAULA / HEDEN DA COSTA E SILVA ALVES

29/05/2012 09/07/2019
PI 10028250 - PROCESSO DE OBTENÇÃO DE ACETATO DE CELULOSE A PARTIR DE CELULOSE DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS GUIMES RODRIGUES FILHO (ex-professor do PPGQUI/aposentado)/ DANIEL ALVES CERQUEIRA/ CARLA DA SILVA MEIRELES/ ROSANA MARIA NASCIMENTO DE ASSUNCAO/ ALBERTH CASTRO ALVES/ MARIA ZENI DE ANDRADE/ ELAINE ANGELICA MUNDIM RIBEIRO 01/04/2010 13/10/2020
BR 10 2012 003901 0 - DISPOSITIVO ÓPTICO PARA DETECÇÃO DE MARCADOR ESPECÍFICO DE LESÃO CARDÍACA

ANA GRACCI BRITO MADURRO / LUCIANO PEREIRA RODRIGUES / ADAMO FERREIRA GOMES DO MONTE / JAIR PEREIRA DA CUNHA JUNIOR / YARA CRISTINA DE PAIVA MAIA / JOÃO MARCOS MADURRO / LUIZ RICARDO GOULART FILHO / PAULA DE SOUZA SANTOS  / LUCAS FERREIRA DE PAULA

23/02/2012 03/03/2020
PI 08068682 - DETECTOR ELETROQUÍMICO EM FLUXO YAICO DIRCE T. DE ALBUQUERQUE (ex-professora do PPGQUI/aposentada) / EDUARDO MATHIAS RICHTER/  WALLANS TORRES PIO DOS SANTOS/ EDUARDO FERREIRA DE AZEVEDO 03/09/2008 24/11/2020
BR 10 2014 016900 8 - TRATAMENTO FOTODINÂMICO DE SEMENTES DE TOMATE NA INATIVAÇÃO DA BACTÉRIA XANTHOMONAS SPP NILVANIRA DONIZETE TEBALDI/ FLÁVIA DE SOUSA FERREIRA/ CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA (ex-professor do PPGQUI/aposentado) 08/07/2014 08/12/2020
PI 0904827 8 -  PEPTÍDEOS RECOMBINANTES E MOTIVOS PROTEICOS ASSOCIADOS À DOENÇA DE CHAGAS E SUAS APLICAÇÕES ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / CARLOS ROBERTO PRUDÊNCIO / FABIANA DE ALMEIDA ARAÚJO SANTOS / PAULA DE SOUZA SANTOS   / RAFAEL NASCIMENTO / VIRMONDES RODRIGUES JÚNIOR 06/11/2009 20/04/2021
PI 0903089 1 - PEPTÍDEOS RECOMBINANTES E MOTIVOS PROTEICOS MIMÉTICOS A ANTÍGENOS DE LEISHMANIA E SUAS APLICAÇÕES  FLÁVIA FIGUEIRA MESSIAS / FAUSTO EMÍLIO CAPPARELLI / ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / CARLOS ROBERTO PRUDÊNCIO / GUILHERME ROCHA LINO DE SOUZA / ANA PAULA PERES FRESCHI / RONE CARDOSO  12/08/2009 18/05/2021
BR 10 2016 011746 1 - ADITIVO POLIMÉRICO DERIVADO DE FONTE RENOVÁVEL E APLICAÇÃO DANIEL PASQUINI/ FERNANDO DE ARAUJO 23/05/2016 15/06/2021
BR 10 2015 028052 1 - METODOLOGIA DE PREPARAÇÃO DO COMPÓSITO POLIMÉRICO FORMADO POR ÓXIDO DE GRAFENO REDUZIDO E POLI (ÁCIDO 3- HIDROXIFENILACÉTICO), COMO MATRIZ PARA HIBRIDIZAÇÃO DE OLIGONUCLEOTÍDEO JOÃO MARCOS MADURRO / ANA GRACI BRITO MADURRO / JUSSARA VIEIRA DA SILVA 05/11/2015 25/01/2022
BR 10 2015 014042 8 - USO E APLICAÇÃO DE TETRAMETILBENZIDINA (TMB) EM GENOSSENSORES ELETETROQUÍMICOS ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / RENATA PEREIRA ALVES BALVEDI / LARISSA PEREIRA CAETANO 12/06/2015 25/01/2022
BR 10 2012 005556 2 - METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE GENOSSENSOR ELETROQUÍMICO PARA DIAGNÓSTICO DA HEPATITE B  ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / RENATA PEREIRA ALVES BALVEDI / ERICK GUIMARÃES FRANÇA / ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO / LUCAS FERREIRA DE PAULA 13/03/2012 01/02/2022
BR 10 2016 029108 9 - METODOLOGIA DE PREPARO DE UM IMUNOSSENSOR PARA DETECÇÃO DO HORMÔNIO TIREOIDIANO L-TRIIODOTIRONINA JOÃO MARCOS MADURRO / ANA GRACI BRITO MADURRO / HELIANE SOUSA DA SILVA / JUSSARA VIEIRA DA SILVA     09/12/2016 03/05/2022
BR 10 2016 028938 6 - MÉTODO DE PRODUÇÃO DE GRAFITE OXIDADO-ESFOLIADO EM MULTICAMADAS E FOLHAS DE GRAFENO OXIDADO DANIEL PASQUINI / LUIS CARLOS DE MORAIS 06/12/2016 09/08/2022
BR 10 2017 016907 3 - SÍNTESE DE POLÍMEROS CONDUTORES E DERIVADOS SOB CONDIÇÕES DE ELEVADA DIFERENÇA DE POTENCIAL ELÉTRICO DANIEL PASQUINI / LUIS CARLOS DE MORAIS 07/08/2017 25/07/2023

 

Patentes Depositadas
Título Autores Data de Depósito
PI 0504109-0 A2 - PRODUÇÃO DO POLIESTIRENO SULFONATO DE SÓDIO (PSSNa) A PARTIR DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTADOS DE POLIESTIRENO (PS) PARA A APLICAÇÃO COMO ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE EM CONCRETOS DE CIMENTO ROSANA MARIA NASCIMENTO DE ASSUNÇÃO / GUIMES RODRIGUES FILHO / BETINA ROYER / LEILA APARECIDA DE CASTRO MOTTA / JULIANA SOUZA OLIVEIRA 05/08/2005
PI 1001555-8 A2 - PROCESSOS DE PREPARAÇÃO DE COMPLEXOS FOSFÍNICOS DE RUTÊNIO CONTENDO ÍON PICOLINATO E/OU DIIMINAS E/OU BIFOSFINAS EM SUA ESTRUTURA, COMPLEXOS FOSFÍNICOS DE RUTÊNIO OBTIDOS PELOS REFERIDOS PROCESSOS E SEUS USOS CLARISSE QUEICO FUJIMURA LEITE / ALZIR AZEVEDO BATISTA / GUSTAVO VON POELHSITZ / MARÍLIA IMACULADA FRAZÃO BARBOSA / FERNANDO ROGÉRIO PAVAN 06/05/2010
PI 1106520-6 A2 - MICROCRISTAIS DE CELULOSE, PROCESSO PARA SUA OBTENÇÃO, E USO COMO BARREIRA SELETIVA

ROSANA MARIA NASCIMENTO DE ASSUNÇÃO / MARA ZENI ANDRADE / ANA MARIA COULON GRISA / TIAGO DOS SANTOS / GUIMES RODRIGUES FILHO / CARLA DA SILVA MEIRELES

26/12/2011
BR 10 2013 001459 1 - COMPOSIÇÃO E MÉTODO DE PREPARO DE TINTA CONDUTIVA DE PRATA

LUCAS FERREIRA DE PAULA / ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO

21/01/2013
BR 10 2013 031310 6 -  GENOSSENSOR ELETROQUÍMICO PARA DIAGNÓSTICO DA MENINGITE MENINGOCÓCICA

ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / RENATA PEREIRA ALVES BALVEDI / ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO / SARA CUADROS ORELLANA / RONEY SANTOS COIMBRA / GUILHERME CORRÊA DE OLIVEIRA

05/12/2013
BR 13 2014 004112 4 - MÉTODO DE MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE IMPLANTES DE BIOMATERIAIS UTILIZANDO DESCARGAS ELÉTRICAS ALBERTO ARNALDO RASLAN / REINALDO RUGGIERO (foi docente do PPGQUI/aposentado) / ERNANE RODRIGUES DA SILVA / ROGÉRIO FELÍCIO DOS SANTOS / ANDRÉ REZENDE DE FIGUEIREDO OLIVEIRA 20/02/2014
BR 10 2014 015775 1 -  FILMES FINOS DE ÓXIDOS DE TITÂNIO (IV) E TUNGSTÊNIO (VI) NANOESTRUTURADOS ANTONIO OTÁVIO DE TOLEDO PATROCÍNIO / LEONARDO FERREIRA DE PAULA / SINVAL FERNANDES DE SOUSA 26/06/2014
BR 10 2014 024528 6 - METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE IMUNOSSENSOR PARA O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE OVÁRIO ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO / LÍVIA MARIA ALVES 30/09/2014
BR 10 2015 026870 0 - METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE IMUNOSSENSOR PARA PROTEINA C REATIVA JOÃO MARCOS MADURRO / ANA GRACI BRITO MADURRO / ELMIRO SANTOS RESENDE / ADRIANO DE OLIVEIRA ANDRADE / LAÍSE OLIVEIRA RESENDE / ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO 22/10/2015
BR 10 2016 025906 1 - MEMBRANA DE ACETATO DE CELULOSE COM GLICEROFOSFATO DE CALCIO JÉSSICA AFONSO FERREIRA / MARINA DE MELO NAVES / REINALDO RUGGIERO (foi docente do PPGQUI/aposentado) / HELDER HENRIQUE MACHADO DE MENEZES / DENILDO DE MAGALHÃES 04/11/2016
BR 10 2016 029805 9 - MEDOTOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE UM GENOSSENSOR PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DA HEPATITE B ANA GRACI BRITO MADURROJOÃO MARCOS MADURRO / ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO/ MARCIA M.C.N. SOARES 15/12/2016
BR 10 2016 030164 5 - METODOLOGIA DE PREPARO DE UM BIOSSENSOR ELETROQUÍMICO PARA DIAGNÓSTICO RÁPIDO E ESPECÍFICO DO VÍRUS DA DENGUE JOÃO MARCOS MADURRO / ANA GRACI BRITO MADURROJUSSARA VIEIRA DA SILVA / A. P.S. TERRA/ D. N.S. TEIXEIRA 20/12/2016
BR 10 2017 007355 6 - MÉTODO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SENSOR BIOMIMÉTICO PARA A DETECÇÃO DA ARTRITE REUMATÓIDE JOÃO MARCOS MADURRO / LUIZ RICARDO GOULART FILHO / EMÍLIA REZENDE VAZ / ANA GRACI BRITO MADURRO / DANIELLE ALVES DE OLIVEIRA / CARLOS UEIRA VIEIRA / GALBER RODRIGUES ARAUJO / JUSSARA VIEIRA DA SILVA / HELIANE SOUZA DA SILVA / VINÍCIUS DE REZENDE RODOVALHO / JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO / ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO 10/04/2017
BR 10 2017 010680 2 - MÉTODO DE PREPARO DE UM BIOELETRODO PARA DETECÇÃO DA BACTÉRIA ALICYCLOBACILLUS ACIDOTERRESTRIS EM SUCO DE LARANJA ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO / JUSSARA VIEIRA DA SILVA 22/05/2017
BR 10 2017 011746 4  - METODOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVO ÓPTICO PARA O DIAGNÓSTICO DA HEPATITE B ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / ANA CRISTINA HONORATO DE CASTRO / LEANDRO TOSHIO KOCHI 01/06/2017
BR 10 2018 007378 8 - TINTA CONDUTORA COM APLICAÇÃO EM DISPOSITIVOS BIOSSENSORES E MÉTODO DE PREPARO DA TINTA CONDUTOR ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / JUSSARA VIEIRA DA SILVA / RAFAEL DA SILVA / HÉDEN DA COSTA E SILVA ALVES 12/04/2018
BR 10 2018 012161 8 - MICROBIOELETRODO PARA A DETECÇÃO DA BACTÉRIA ALICYCLOBACILLUS ACIDOTERRESTRIS ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / ANNA CLARA RIOS MOÇO / PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES / JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO 14/06/2018
BR 10 2018 068091 9 - ELETRODO DE TRABALHO PRODUZIDO A PARTIR DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / RAFAEL SILVA / JOÃO AFONSO DA SILVA NETO / CARLOS ALBERTO PETERSEN DE OLIVEIRA 06/09/2018
BR 10 2018 068964 9 - DISPOSITIVO DE AGITAÇÃO ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / JOÃO AFONSO DA SILVA NETO / CARLOS ALBERTO PETERSEN DE OLIVEIRA / RAFAEL SILVA 18/09/2018
BR 10 2018 072649 8 - MÉTODO DE PREPARO DE UM BIOSSENSOR ELETROQUÍMICO PARA DIAGNÓSTICO RÁPIDO E ESPECÍFICO DO VÍRUS DA DENGUE JOÃO MARCOS MADURRO / ANA GRACI BRITO MADURRO/ JUSSARA VIEIRA DA SILVA / D. N.S. TEIXEIRA/ A. P. C. TERRA 05/11/2018
BR 10 2019 000093 7 - BIOSSENSOR PARA DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR EM IDOSOS ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES / CARLOS UEIRA VIEIRA / ANA PAULA MENDES SILVA / JÉSSICA GUIMARÃES BRUSSASCO / ANNA CLARA RIOS MOÇO / JOÃO ANTÔNIO SOUZA PEREIRA ROSA / JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO 03/01/2019
BR 10 2019 002803 3 - IMUNOSSENSOR ELETROQUÍMICO PARA DETECÇÃO DO BIOMARCADOR CARDÍACO TROPONINA I

ANA GRACI BRITO MADURROJOÃO MARCOS MADURRO /JÉSSICA GUIMARÃES BRUSSASCO / ANNA CLARA RIOS MOÇO/ Ribeiro S.H.D. / PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES

11/02/2019
BR 10 2019 009513 0 - MÉTODO DE SÍNTESE VERDE DE NANOPARTÍCULAS DE OURO POLIMÓRFICAS E USO

JÉSSICA GUIMARÃES BRUSSASCO / ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES / ANNA CLARA RIOS MOÇO / DAYANE DOTTO DE MORAES / BÁRBARA DUARTE CUNHA

09/05/2019
BR 10 2019 010580 1 - BIOELETRODO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PACIENTES INFARTADOS ANA GRACI BRITO MADURRO / Ribeiro S.H.D. / JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO/ ANNA CLARA RIOS MOÇO/ JÉSSICA GUIMARÃES BRUSSASCO/ PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES/ E. R. CORDEIRO /  JOÃO MARCOS MADURRO 23/05/2019
BR 10 2019 011591 2 - METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE ELETRODO IMPRESSO ANA GRACI BRITO MADURRO / JOÃO MARCOS MADURRO / JOÃO AFONSO DA SILVA NETO / RAFAEL DA SILVA / CARLOS ALBERTO PETERSEN DE OLIVEIRA 04/06/2019
BR 10 2019 014136 0 - BIOELETRODO PARA DIAGNÓSTICO DE LEISHMANIOSE V. M. R. AVILA/ ANA GRACI BRITO MADURROJOÃO MARCOS MADURRO / PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES/ JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO / I. P. BORGES / L. G. BARBOSA/ T. R. COSTA 08/07/2019
BR 10 2019 020339 0  - FILTROS CELULÓSICOS COMPÓSITOS PARA PURIFICAÇÃO DE ÓLEOS, GORDURAS E BIOCOMBUSTÍVEIS DANIEL PASQUINI / LUIS CARLOS DE MORAIS/ FLÁVIA NAVES FERREIRA DO PRADO / MICHELLE GARCIA GOMES 27/09/2019
BR 10 2020 000311 9 - FILTROS CELULÓSICOS COMPÓSITOS PARA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES DE ÁGUA POR FILTRAÇÃO USANDO BAIXO VÁCUO DANIEL PASQUINI / LUIS CARLOS DE MORAIS / PEDRO EDUARDO COSTA 07/01/2020
BR 10 2020 004601 2 A2 - COMPÓSITO ELETRÓDICO ANA GRACI BRITO MADURROJOÃO MARCOS MADURRO / ANNA CLARA RIOS MOÇO / LUIZ FERNANDO GABRIEL LUZ / JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO / MÔNICA SILVA SEGATTO / PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES 06/03/2020
BR 10 2020 014186 4 A2 - TINTA CONDUTORA UTILIZANDO ESMALTE PARA UNHAS, SUA APLICAÇÃO NA ELETROANALÍTICA E SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO BRUNO CAMPOS JANEGITZ / LUIZ OTÁVIO ORZARI / ISABELA APARECIDA DE ARAUJO ANDREOTTI / JÉSSICA ROCHA CAMARGO / LUIZ HUMBERTO MARCOLINO JUNIOR / MÁRCIO FERNANDO BERGAMINI / ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS / REGINA MASSAKO TAKEUCHI / LAURO ANTONIO PRADELA FILHO / DIELE APARECIDA GOUVEIA ARAÚJO / ALEXANDRE GATTI 10/07/2020
BR 10 2021 004367 9 A2 - MÉTODO PARA PRODUÇÃO DE UM COMPLEXO METÁLICO À BASE DE COBRE(II), COMPOSIÇÃO COMPREENDENDO O COMPLEXO METÁLICO E USO DO MESMO EM APLICAÇÕES ANTIMICROBIANAS E/OU ANTITUMORAIS LUIZ RICARDO GOULART FILHO / WENDELL GUERRA / ROBSON JOSÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR / FERNANDA VAN PETTEN DE VASCONCELOS AZEVEDO / JANAÍNA DO COUTO ALMEIDA / THAÍSE GONÇALVES DE ARAÚJO / PAULA MARYNELLA ALVES PEREIRA LIMA / LUCAS IAN VELOSO CORREIA / ROBERTA TORRES DE MELO / TÁSSIA RAFAELLA COSTA / VERIDIANA DE MELO RODRIGUES AVILA / LORENA POLLONI / MARIANA ALVES PEREIRA ZÓIA 08/03/2021
BR 10 2021 004854 9 A2 - BIOSSENSOR PARA DETECÇÃO ELETROQUÍMICA DE DNA GENÔMICO DE CANDIDA AURIS E MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DO BIOSSENSOR JÉSSICA GUIMARÃES BRUSSASCO / ANNA CLARA RIOS MOÇO / ANA GRACI BRITO MADURROJOÃO MARCOS MADURRO/ PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES / JOSE MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO / LUIZ FERNANDO GABRIEL LUZ / DAYANE DOTTO DE MORAES 15/03/2021
BR 10 2021 007100 1 A2 - MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE ESTABILIDADE ELETROQUÍMICA DE ELETROCATALISADORES METÁLICOS NANOPARTICULADOS POR ANÁLISE DE INJEÇÃO EM BATELADA DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS SARAH FONSECA DA SILVA / JOELSON FERNADES / RODRIGO TELES DOS SANTOS / RODRIGO AMORIM BEZERRA DA SILVA / CAUÊ ALVES MARTIONS 14/04/2021
BR 10 2021 007174 5 A2 - PROCESSO DE SINTESE DE POLIANILINA NANO ESTRUTURADA DANIEL PASQUINI / LUÍS CARLOS DE MORAES / CAMILA VIANNA MEDEIROS 15/04/2021
BR 10 2021 007300 4 A2 - DISPOSITIVO COM PLATAFORMA TRANSPARENTE PARA DETECÇÃO COLORIMÉTRICA E ÓPTICA DE HEPATITE D E METODOLOGIA PARA SEU DESENVOLVIMENTO JÉSSICA GUIMARÃES BRUSSASCO / ANNA CLARA RIOS MOÇO / ANA GRACI BRITO MADURROJOÃO MARCOS MADURRO/  DAYANE DOTTO DE MORAES / ADAMO FERREIRA GOMES DO MONTE / GABRIELA CHAGAS CÂMARA / JOSÉ MANUEL RODRIGUEIRO FLAUZINO / PEDRO HENRIQUE GONÇALVES GUEDES 16/04/2021
BR 10 2021 014370 3 A2 - SENSOR ELETROQUÍMICO PARA ANÁLISE DE RESÍDUOS DE DISPARO DE ARMA DE FOGO RODRIGO ALEJANDRO ABARZA MUNOZ / SILVIA VAZ FERNANDES DE CASTRO / RODRIGO HENRIQUE DE OLIVEIRA MONTES / EDUARDO MATHIAS RICHTER / JIAN FELIPE DA SILVA PEREIRA / RAFAEL MELO CARDOSO / RAQUEL GOMES DA ROCHA 21/07/2021
BR 10 2021 015522 1 A2 - COMPÓSITOS, FILAMENTOS CONDUTORES PARA IMPRESSÃO 3D, APLICAÇÃO DOS FILAMENTOS NA ELETROANALÍTICA E PROCESSO DE PRODUÇÃO JÉSSICA SANTOS STEFANO / LUIZ RICARDO GUTERRES / BRUNO CAMPOS JANEGITZ / RAQUEL GOMES DA ROCHA / EDUARDO MATHIAS RICHTER / RODRIGO ALEJANDRO ABARZA MUÑOZ 06/08/2021
BR 10 2021 018602 0 A2 - BIOSSENSOR ELETROQUÍMICO IMPRESSO EM 3D PARA DETECÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19 (SARS-COV-2) JÉSSICA SANTOS STEFANO / LUIZ RICARDO GUTERRES / BRUNO CAMPOS JANEGITZ / RODRIGO ALEJANDRO ABARZA MUÑOZ / LAÍS CANNIATTI BRAZACA / LUIZ OTÁVIO ORZARI / EMANUEL CARRILHO / LUIZ HUMBERTO MARCOLINO JUNIOR / MARCIO FERNANDO BERGAMINI 17/09/2021

Empreendedorismo

 

A conexão entre o pesquisador e o mercado é de fundamental importância para a ciência contribuir no desenvolvimento de soluções, gerando riqueza, empregos e desenvolvimento social. O empreendedorismo é um dos elementos importantes para transformar esse conhecimento gerado nas universidades em desenvolvimento e riqueza para o Brasil.

Nesse sentido, o Centro de Incubação de Atividades Empreendedores (CIAEM) é um órgão da UFU, regulamentado pela Resolução no. 10/2016 do CONPEP, que auxilia os pesquisadores e alunos (graduação/mestrado/doutorado) na criação e desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica através das incubadoras de empresas.

O CIAEM conta com o Programa de Prospecção de Novos Negócios que tem por objetivo identificar e selecionar projetos inovadores através editais de seleção. Para saber mais sobre Incubadoras de empresas e acompanhar os editais, acesse a página e as redes sociais do CIAEM:

http://www.ciaem.ufu.br/centro-de-incubacao-de-atividades-empreendedoras...

https://www.facebook.com/CIAEM.ufu/

https://www.instagram.com/ciaem.ufu/

 

  • Nanobrax (início: 2006/término: 2012) 

NanobraxA Nanobrax Soluções Tecnológicas e Prestação de Serviços Ltda. foi uma empresa de base tecnológica (EBT) que, através de pesquisas, desenvolveu produtos e processos especificamente adequados a um determinado problema tecnológico. A sociedade foi formada por: Antônio Eduardo da Hora Machado (ex-professor do PPGQUI, aposentado), Valdemir Velani, Paulo Souza Müller Junior e Hosana Velani. 

Desenvolveu os seguintes produto: Fotocatalisadores para a descontaminação de efluentes e ambientes poluídos; Reatores fotoquímicos; Fotobiorreatores; Determinação da carga poluidora de corpos d'águas mediante análises de Demanda Química de Oxigênio (DQO), Carbono Orgânico Total (COT) e Nitrogênio Total (NT), segundo métodos padronizados; Desenvolvimento sob encomenda, de produtos e processos específicos aplicáveis a diferentes setores industriais, através de consultorias tecnológicas; Metodologia para ensaios da toxicidade e qualidade de efluentes; Treinamento de operadores para os reatores fotoquímicos e fotobiorreatores; Prestação de serviços de manutenção e/ou operação dos fotorreatores.

 

 

Orbita - Inovação Tecnológica AmbientalA Orbita-Inovação Tecnológica Ambiental foi uma empresa de base tecnológoca que, desenvolveu a tecnologia de produção de poliestireno sulfonato de sódio (PSSNa) a partir de copos plásticos descartáveis para aplicação como aditivo superplastificante em concretos de cimento. A sociedade foi criada pela professora do PPGQUI e professora da Faculdades de Ciëncias Integradas do Pontal UFU  Rosana Maria Nascimento Assunção.

 

 


Serviço

Trancamento

por Mayta Mamede Negreto Peixoto
Publicado: 22/03/2021 - 09:39
Última modificação: 30/05/2021 - 23:48
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Assunto: 
Serviços
Definições: 

O trancamento pode ser solicitado mediante necessidade do discente, no formato parcial ou geral, dentro do prazo previsto em calendário acadêmico da Pós-Graduação.

Segue transcrito o que diz no Regulamento do PPGQUI sobre o tema:

"Art. 17. Havendo motivo relevante, a pedido do interessado, o Colegiado poderá conceder o trancamento geral ou parcial de matrícula para alunos regulares.

§ 1º Para aluno bolsista, deverá ser observado o disposto no contrato celebrado pelo aluno com a agência de fomento respectiva.

§ 2º Para o aluno regular não bolsista, o trancamento parcial é limitado a apenas uma disciplina num dado período letivo, durante todo o Curso.

§ 3º O trancamento geral poderá ocorrer uma única vez, em prazo não superior a um semestre letivo e será computável ao tempo de duração do Curso.

§ 4º O trancamento parcial ou geral deverá ser solicitado conforme os prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico da Pós-graduação."

O interessado deverá solicitar pelo Portal do Estudante. Como o pedido deverá ser analisado pelo Colegiado do PPGQUI, orientamos que o discente deverá encaminhar e-mail para cpgquimica@ufu.br, informando que solicitou trancamento, detalhadamente. Os pedidos de trancamento parcial deverão indicar a disciplina a ser trancada.

Para a análise do Colegiado, as solicitações de trancamento serão pautadas na primeira reunião após o pedido.


Setor Responsável: 
Serviço

Autoavaliação - Discentes, Docentes e Egressos

por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 17/03/2021 - 10:01
Última modificação: 08/11/2023 - 11:38
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto: 
Serviços
Definições: 

A autoavaliação do PPGQUI tem como objetivo produzir autoconhecimento sobre o programa para analisar e compreender seu impacto tanto na esfera regional, como também nas esferas nacional e internacional, ampliando suas relações com a comunidade. Além disso, a Avaliação Nacional dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES tem apreciado a Autoavaliação dos Programas e isso tem impacto direto na distribuição de verbas para o financiamento e distribuição de bolsas para os programas. Por isso, é importante a participação de todos os docentes, discentes e egressos do PPGQUI. Contamos com a sua colaboração. Participe!

Abaixo se encontram os formulários disponíveis para a autoavaliação do PPGQUI.


DISCENTES

  • Sistema de Avaliação de Desempenho Docente

Avaliação da disciplina e do docente pelo discente.

Para avaliar o desempenho do docente e da respectiva disciplina lecionada, acesse ao final de cada semestre o formulário de avaliação que estará disponível no site http://www.avaliacaodocente.ufu.br/. Para acessar utilize o mesmo login/senha do portal do aluno.


DOCENTES, DISCENTES E TÉCNICOS

  • Questionário de Autoavaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A autoavaliação da UFU é realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA)  da UFU e está baseada nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), visando a participação da comunidade no processo de produção de informações e reflexões sobre as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, para conhecer, compreender e orientar as ações visando manter as potencialidades e corrigir as fragilidades identificadas, com vistas à melhoria da qualidade da instituição. Podem participar da autoavaliação todos os segmentos da comunidade acadêmica.

O formulário de autoavaliação se encontra no site http://www.cpa.ufu.br/  e assim que estiver disponível, avisaremos.


EGRESSOS (MESTRADO E DOUTORADO)

  • Questionário de Acompanhamento de Egressos da Pós-Graduação do PPGQUI

Prezado egresso, as informações deste questionário são relevantes para o diagnóstico e planejamento do PPGQUI. Através dos dados levantados poderemos localizar a sua atuação profissional e propor ações para o melhoramento do PPGQUI. Com este formulário se pretende: conhecer a atuação profissional dos egressos, mapear as regiões em que se encontram os egressos, verificar a atuação profissional com a área de especialização, conhecer as opiniões de egressos sobre a qualidade dos cursos do PPGQUI, traçar a perspectiva do mercado de trabalho, manutenção do vínculo entre o egresso e o PPGQUI.

O formulário de acompanhamento se encontra em https://forms.gle/rVb14i7LnLtiy38s9 e está disponível para o preenchimento.


Setor Responsável: 
Serviço

Aproveitamento e Equivalência de créditos e Atividades Complementares - procedimentos

por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 08/03/2021 - 11:15
Última modificação: 07/11/2023 - 10:09
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Disciplinas / Documentos / Doutorado / Mestrado / Serviços
Definições: 

 

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

 

O aproveitamento de créditos é a incorporação de componente curricular de conteúdo não correspondente ao de disciplinas do curso, cumprido pelo discente em curso de pós-graduação.

 

De acordo com a RESOLUÇÂO Nº 3/2020, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Art. 21. Poderão ser aproveitados créditos cursados em outros cursos da UFU ou outras instituições reconhecidas pela CAPES ou de renome internacional, mediante requerimento do orientador e aprovação do Colegiado, num limite máximo de 4 créditos para Mestrado e 6 para o Doutorado, desde que cursadas num prazo máximo de cinco e sete anos, respectivamente.

Art. 22, § 2º. § 2º É vedado o aproveitamento de créditos atribuídos a atividades complementares realizadas em período anterior ao ingresso do aluno no Curso de Doutorado em Química da UFU.


Procedimento: 

  • o orientador abre processo tipo "Stricto sensu: aproveitamento de estudos" no SEI;
  • anexa em extensão pdf, o documento comprobatório da(s) disciplina(s) cursada(s) e aprovação;
  • redige a solicitação indicando a(s) disciplina(s) que deverá(ão) ter os créditos aproveitados e
  • envia para COLPPGQUI, para análise do Colegiado.

 

EQUIVALÊNCIA DE CRÉDITOS

 

A Equivalência de créditos é a dispensa do cumprimento de componente curricular de conteúdo correspondente ao de disciplinas do Curso, concluído pelo discente em Curso de Pós-graduação

 

De acordo com a RESOLUÇÂO Nº 17/2022, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Art. 56. A Equivalência de créditos é a dispensa do cumprimento de componente curricular de conteúdo correspondente ao de disciplinas do Curso, concluído pelo discente em Curso de Pós-graduação, e aproveitamento de créditos é a incorporação de componente curricular de conteúdo não correspondente ao de disciplinas do Curso, cumprido pelo discente em Curso de Pós-graduação.

§ 1º De cursos nacionais, somente poderá ser considerada equivalente ou aproveitada disciplina cursada em PPG stricto sensu reconhecido pela CAPES/MEC, de mesma área ou de área afim.

§ 2º De cursos estrangeiros, somente se aproveitará ou será concedida equivalência ante a apresentação de certificados ou diplomas, nos termos da legislação em vigor, vedada a concessão para disciplinas inconclusas.

§ 3º A carga horária objeto do pedido de equivalência poderá ser parcial; neste caso, será exigida complementação curricular, a critério do Colegiado do PPG.

§ 4º O Colegiado do PPG é o órgão que delibera, a pedido do discente e à luz da legislação pertinente, quanto à equivalência e ao aproveitamento de créditos.

§ 5º A solicitação para equivalência/aproveitamento créditos de uma determinada disciplina poderá ser feita apenas 1 (uma) única vez, devendo conter os documentos emitidos pelos órgãos competentes da instituição de origem:

  • I – histórico escolar;
  • II – componente(s) curricular(res) com nome, créditos, carga horária e aproveitamento obtido;
  • III – comprovação de credenciamento/autorização no caso de PPGs nacionais; e
  • IV – ementa(s) do(s) componente(s) curricular(res).

§ 6º A equivalência/aproveitamento créditos deverá anteceder ao agendamento do exame de qualificação.


Procedimento: 

  • o orientador abre processo tipo "Stricto sensu: aproveitamento de estudos" no SEI;
  • anexa em extensão pdf, os documentos acima listados;
  • redige a solicitação indicando a(s) disciplina(s) a que se refere(m) a equivalência e
  • envia para COLPPGQUI, para análise do Colegiado.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

As atividades complementares possíveis de integralizar créditos são a participação em eventos científicos, a publicação de livros e capítulos de livros, depósito e publicação de patentes e os artigos científicos publicados pelo discente. Possível somente para alunos de doutorado, no limite máximo de 6 créditos.

 

De acordo com a RESOLUÇÂO Nº 3/2020, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Art. 22, § 2º. É vedado o aproveitamento de créditos atribuídos a atividades complementares realizadas em período anterior ao ingresso do aluno no Curso de Doutorado em Química da UFU.

...

§ 4º Serão consideradas atividades complementares a participação em eventos científicos, a publicação de livros e capítulos de livros, depósito e publicação de patentes e os artigos científicos publicados pelo discente.

§ 5º A equivalência entre atividade complementar e número de créditos se dará da seguinte forma:

I - participação em evento científico com apresentação de trabalho(s) completo(s) equivalerá a 1 crédito, limitado ao máximo de dois eventos;

II - cada artigo científico publicado em revista indexada com fator de impacto maior ou igual a 1,0 (ou equivalente ao Qualis A4 ou superior) equivalerá a 2 créditos;

III - cada artigo científico publicado em revista indexada com fator de impacto maior ou igual a 3,0 (ou equivalente ao Qualis A2 ou superior) equivalerá a 4 créditos;

IV - cada capítulo de livro publicado por editora com corpo editorial, escrito em língua portuguesa, equivalerá a 2 créditos;

V - cada capítulo de livro publicado por editora com corpo editorial, escrito em língua estrangeira, equivalerá a 4 créditos;

VI - cada livro publicado por editora com corpo editorial, escrito em língua portuguesa, equivalerá a 3 créditos;

VII - cada livro publicado por editora com corpo editorial, escrito em língua estrangeira, equivalerá a 5 créditos; e

VIII - cada patente depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) equivalerá a 2 créditos.


Procedimento: 

  • o orientador abre processo tipo "Stricto sensu: aproveitamento de estudos" no SEI;
  • anexa em extensão pdf, o documento comprobatório da(s) atividade(s) realizada(s);
  • no caso das publicações, anexar documento comprobatório do Qualis e indicar o número de créditos a serem atribuídos, conforme incisos II a VIII;
  • envia para COLPPGQUI, para análise do Colegiado.

 

Setor Responsável: 
Serviço

Dilação de prazo

por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 03/03/2021 - 08:07
Última modificação: 30/05/2021 - 23:40
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Documentos
Orientações: 

A solicitação da DILAÇÃO DE PRAZO pode ser realizada no máximo três meses antes da defesa do Mestrado ou Doutorado. O Colegiado do PPGQUI fará uma análise do pedido.

O procedimento deverá ser realizado pelo(a) professor(a) orientador(a), por meio de um processo no SEI para COLPPGQUI, em que deverá constar:

  • um formulário próprio disponível abaixo;
  • um relatório das atividades já cumpridas pelo(a) discente e constando um cronograma das atividades que serão realizadas durante a dilação.


Confira a resolução CONPEP - 3/2020:

Art. 23. O Curso de Mestrado deverá ter duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, contados a partir do mês da matrícula inicial no semestre letivo de ingresso do discente

Parágrafo único. O prazo máximo para integralização poderá ser prorrogado por, no máximo, seis meses para mestrandos não bolsistas, e três meses para bolsistas, mediante solicitação formal do orientador, para análise do Colegiado, com antecedência mínima de três meses, e, neste caso, o discente deverá apresentar também o trabalho desenvolvido até o momento, para análise do Colegiado, incluindo o cronograma até a defesa, com anuência do orientador.

Art. 24. O Curso de Doutorado deverá ter duração mínima de 24 meses, e máxima de 48 meses, contados a partir do mês da matrícula inicial no semestre letivo de ingresso do discente.

Parágrafo único. O prazo máximo para integralização poderá ser prorrogado por, no máximo, nove meses para doutorandos não bolsistas, e seis meses para bolsistas, mediante solicitação formal do orientador, para análise do Colegiado com antecedência mínima de três meses, e, neste caso, o discente deverá apresentar também o trabalho desenvolvido até o momento, incluindo o cronograma até a defesa, com anuência do orientador.


Serviços Relacionados: 
Setor Responsável: 
Serviço

Planos de Ensino: procedimento

por Portal PPGQUI
Publicado: 27/01/2021 - 08:41
Última modificação: 01/12/2021 - 13:59
Público-alvo: 
Estudante / Professor
Definições: 

O Plano de Ensino é o planejamento das atividades didáticas e avaliativas elaborado pelo docente, referente a componente curricular ofertado sob sua responsabilidade. Você pode conferir todos os planos de ensino do PPGQUI em Horários de Aulas, em que os planos de ensino estão distribuídos por semestre, e em Disciplinas.


Procedimento:

Os planos de ensino deverão ser enviados pelos docentes ao colegiado do curso via SEI conforme a solicitação da secretaria do PPGQUI. Abaixo seguem as orientações:

  • Verifique ao código da disciplina a ser ofertada em Discipinas;
  • Acessar o processo SEI disponibilizado nos ambientes do IQUFU, ICENP, FEQUI e IBTEC: o número do processo será informado via e-mail pela coordenação do PPGQUI;
  • Clicar no ícone "inserir documento" (folha de papel branco);
  • Escolher o documento "Plano de Ensino";
  • Em "Número": preencha o código da disciplina (conforme consta em Discipinas);
  • Em "Descrição": preencha o nome da disciplina;
  • Em "Interessados": COLPPGQUI;
  • Marque o nível de acesso como público e confirme dados e preencha o formulário.
  • IMPORTANTE: No campo observações do plano de ensino, indique o dia da semana e o horário em que pretende ministrar a disciplina. Sem essa informação não serão possíveis o lançamento no sistema e nem a montagem da grade horária;
  • Corrigir no final do documento que se trata de disciplina de Pós-Graduação em Química, e não de Graduação como consta no fim do formulário;
  • Salve, assine e feche o documento.

Serviço

Coorientação

por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 27/01/2021 - 00:20
Última modificação: 30/05/2021 - 23:40
Público-alvo: 
Professor
Assunto: 
Documentos / Doutorado / Mestrado / Serviços
Orientações: 

O requerimento para o pedido de coorientação de mestrado ou doutorado deverá ser enviado pelo orientador via SEI, para COLPPGQUI, para análise do Colegiado. Verifique na Norma Regulamentar nº 2, de 05/09/2017 quais são as exigências requeridas para coorientação e prazo de pedido.


Setor Responsável: 
Serviço

Proficiência em línguas estrangeiras

por Raquel Maria Ferreira de Sousa
Publicado: 09/12/2020 - 11:58
Última modificação: 04/11/2022 - 12:23
Público-alvo: 
Estudante / Comunidade externa
Assunto: 
Doutorado / Mestrado / Serviços
Definições: 
Proficiência em línguas estrangeiras
Orientações: 

Mestrado:

- No currículo do Mestrado, trata-se da disciplina de código PRO001: Proficiência em Língua Estrangeira - Inglês.

"Como comprovação de proficiência em língua inglesa serão aceitos certificados PROFLIN-ILEEL-UFU* ou de outros órgãos de instituições federais ou estaduais de ensino superior responsáveis por cursos de línguas estrangeiras* e de diversos exames: i. Cambridge, a partir do nível intermediário; ii. Michigan; iii. TOEFL, com o mínimo de 500 pontos na prova impressa ou 230 na prova eletrônica.

* com certificação válida a partir de 01/01/2011"

- De acordo com a Resolução No.3/2020 do CONPEP: para solicitar o exame de qualificação é necessário apresentar a comprovação da proficiência em língua inglesa.

 

Doutorado:

- No currículo do Doutorado, trata-se da disciplina de código PQ126: Proficiência em Língua Estrangeira - 2ª Língua. Ela é obrigatória para todos os alunos. 
 

"Como comprovação de proficiência em língua estrangeira serão aceitos certificados PROFLIN-ILEEL-UFU* ou de outros órgãos de instituições federais ou estaduais de ensino superior responsáveis por cursos de línguas estrangeiras* e de diversos exames: i. Cambridge, a partir do nível intermediário; ii. Michigan; iii. TOEFL, com o mínimo de 500 pontos na prova impressa ou 230 na prova eletrônica; iv. D.E.L.F/D.A.L.F/D.E.L.E. ou outros exames equivalentes emitidos por Universidades Francesas ou Espanholas.

* com certificação válida a partir de 01/01/2011."

- De acordo com a Resolução No.3/2020 do CONPEP: é necessário apresentar a comprovação da proficiência em duas línguas estrangeiras, sendo uma delas a língua inglesa.