Pós-Doutorado

por Portal PPGQUI
Publicado: 22/01/2018 - 14:55
Última modificação: 11/03/2022 - 12:00

O PPGQUI tem diversos grupos de pesquisa com disponibilidade para abrigar projetos de pós-doutoramento.

Se você tem doutorado e demonstra interesse na condução de um projeto de pesquisa, selecione um dos grupos de pesquisa listados nesse site e entre em contato com o pesquisador responsável para mais informações.

O pós-doutoramento na UFU é regulamentado pela Resolução 18/2015 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, acesse o link: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONPEP-2015-18.pdf

A solicitação de inclusão no Programa de Pós-doutoramento da Universidade Federal de Uberlândia (PPD-UFU) deverá ser encaminhada por um docente de Programa de Pós-graduação da UFU (PPG), denominado supervisor de estágio pós-doutoral, para aprovação do Colegiado do PPGQUI.

A proposta de estágio pós-doutoral deverá ser enviada via Processo SEI para COLPPGQUI (tipo de processo: Administração Geral: Pedidos, Oferecimentos e Informações Diversas) contendo os seguintes documentos:

I - projeto de pesquisa com descrição do plano de atividades;
II - descrição do período de realização;
III - descrição das necessidades de materiais, de utilização de espaços físicos, laboratórios ou outros insumos ou materiais a serem contrapartida da UFU;
IV - declaração de concordância do Diretor da Unidade Acadêmica onde o estágio será realizado;
V - requerimento de inclusão no PPD-UFU;
VI - cópia atualizada do Currículo Lattes;
VII – cópia legível frente e verso e sem cortes do diploma de doutorado;
VIII - Termo de Compromisso e Declaração de Reconhecimento de Propriedade Intelectual (vide anexos I e II da Resolução 18/2015 do CONPEP);
IX - manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado e
X - outros documentos necessários, de acordo com as características e as necessidades de cada proposta.

Após a aprovação no Colegiado do PPG, a matrícula e o registro deverão obedecer aos procedimentos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico. São os documentos de matrícula a serem organizados e enviados para cpgquimica@ufu.br:

  • Requerimento de matrícula, conforme modelo (um arquivo somente com esse documento), devendo ser assinado pelo discente e pelo Coordenador do PPGQUI;

  • Ofício gerado pela Secretaria do PPGQUI no SEI, solicitando a matrícula;

  • Comprovante de titulação de doutorado (um arquivo pdf somente com esse documento frente e verso e sem cortes);

  • Registro civil (um arquivo pdf somente com esse documento);

  • RG, CPF, titulo eleitoral com comprovante, certificado de reservista, se do sexo masculino (um arquivo pdf com esses documentos);

  • Carta de compromisso (um arquivo pdf somente com esse documento);

  • Manifestação da instituição de ensino, pesquisa ou empresa onde trabalhe, quando houver tal vínculo, concordando com os termos de afastamento ou necessidade de dedicação às atividades do estágio de pós-doutorado.

Para estrangeiros, acrescentar RNE, Passaporte e Visto de permanência (um arquivo pdf com esses documentos).

Conforme a legislação, não há matrícula retroativa e as atividades somente poderão ter início após o registro da matrícula.

A matrícula é válida somente no ano corrente. Esclarecendo: só vale para o ano em que foi feita, independente da participação no projeto. Exemplificando: se a matrícula foi efetuada em janeiro ou dezembro de 2021 é válida somente para o ano de 2021. Assim, para o ano de 2022 a matrícula deverá ser renovada.

A matrícula deverá ser renovada anualmente pelo PPGQUI, nos meses de janeiro ou fevereiro, sendo que não há a renovação automática.

ATENÇÃO: Não havendo, em dezembro, solicitação de prorrogação de prazo de vigência ou renovação de matrícula, será providenciado o desligamento. 

Pesquisadores matriculados no Pós_Doutorado-UFU devem, obrigatoriamente, apresentar o relatório das atividades em dezembro. Quando do encerramento de sua participação, deverá apresentar o relatório final.

  • Os relatórios deverão ser avaliados e aprovados/reprovados pelo COLPPGQUI;

  • A renovação de matrícula somente será efetuada mediante solicitação do PPGQUI à PROPP, com a informação de que o relatório anual foi aprovado pelo COLPPGQUI;

  • A declaração de participação será emitida pela DIAPG mediante solicitação do PPGQUI com a informação de que o relatório final foi aprovado pelo colegiado do PPG.

Declarações (ativo ou conclusão) e outras solicitações requerem procedimentos específicos junto à Diretoria de Apoio a Pós-Graduação, mas devem ser solicitadas por e-mail para cpgquimica@ufu.br, com os modelos dos formulários abaixo disponibilizados, anexados na mensagem.

Será considerada como fim do curso a data informada na matrícula, sendo que as renovações de matrícula ou cancelamentos ocorrerão somente mediante solicitação do interessado.

 

Bolsas de estudos:

Com relação à bolsa para pós-doutorado, você deve verificar as especificidades no item  Bolsas.


Legislação:

CONPEP - Resolução nº 18, de 18/11/2015