Processos Seletivos

Ingresso
EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES E DO PROCESSO DE SELEÇÃO 2024/2 PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
18/04/2024 - 06:57
Ingresso
EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES E DO PROCESSO DE SELEÇÃO 2024/1 PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
09/02/2024 - 15:29

Processo seletivo - orientações, formulários e modelos de documentos

Publicado: 30/01/2017 - 15:45
Última modificação: 26/10/2022 - 20:19
Público-alvo:
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Assunto:
Documentos / Doutorado / Mestrado / Processos seletivos / Serviços
Definições:

Para ingressar no mestrado ou doutorado em Química na UFU são realizados processos seletivos pelo Programa de Pós-graduação em Química (PPGQUI). As inscrições para os processos seletivos são realizas de acordo com o edital próprio de cada processo e divulgado nesta página web. As datas de inscrição, provas e matrículas dos ingressantes são divulgadas nos editais e estão de acordo com o Calendário Acadêmico da Pós-graduação. Oportunidades de bolsas para mestrado e doutorado poderão estar associadas ao edital de ingresso ou em editais específicos de bolsas. Se atente aos editais de Processos Seletivos de ingresso e Bolsas. As avaliações dos processos anteriores (provas e gabaritos) se encontram anexadas em seus respectivos editais.

No caso de pós-doutorado, o cadastro de ingressantes, com ou sem bolsa, é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,  diapg@propp.ufu.br. Procedimentos no link:  http://www.propp.ufu.br/procedimento/procedimentos-para-o-programa-de-pos-doutorado-da-universidade-federal-de-uberlandia Para saber mais sobre bolsas de pós-doutorado, confira o link de Bolsas e saiba mais sobre oportunidades e processos seletivos de bolsas.

Requisitos:

São pré-requisitos para prestar o Processo Seletivo:

• MESTRADO: as vagas destinam-se a egressos(as) de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) na área de Química. Excepcionalmente, mediante autorização do Colegiado, poderão ser aceitos cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Física, tendo em vista a questão interdisciplinar.
  • DOUTORADO: as vagas destinam-se a Mestres e egressos(as) de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) na área de Química. Excepcionalmente, mediante autorização do Colegiado, poderão ser aceitos cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Física, tendo em vista a questão interdisciplinar.
  • PÓS-DOUTORADO: ver requisitos nos editais específicos.

Os estudantes aprovados no processo seletivo devem acessar a área "Matrícula de ingressantes" para verificar o período e a documentação necessária para matrícula.

Setor Responsável: