Programa de Pós-graduação em Química

Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 02/10/2023 - 09:48
PPGQUI

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQUI) do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atua no mestrado e doutorado, sendo um dos 41 cursos de Mestrado Acadêmico da UFU e um dos 20 cursos de Doutorado da UFU, ambos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Código: 32006012011P4). O PPGQUI é regido pela Resolução no. 3/2020 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação.

Estruturado na área de concentração intitulada Química, o PPGQUI envolve sete (07) linhas de pesquisa: Ciência dos Materiais: Química do Estado Sólido; Eletroquímica Aplicada; Instrumentação Analítica e Preparo de Amostras; Química Teórica e Físico-Química de Macromoléculas e Coloides; Química Ambiental, Sustentabilidade e Educação em Química; Química Bioinorgânica, Fotoquímica e Fotobiologia; Química Medicinal, Química de Produtos Naturais e Síntese Orgânica.

video institucional
Histórico:

O curso de mestrado acadêmico em Química do PPGQUI foi aprovado pela Resolução no. 03/97 do Conselho Universitário e iniciou suas atividades em março de 1998, com conceito 3 na avaliação CAPES. Em 2006, evoluiu para o conceito 4 e em 2013 para o conceito 5, conquista decorrente de uma forte política interna de adequação às normas da CAPES. O curso de Doutorado foi aprovado pela Resolução no.13/2005 do Conselho Universitário, iniciado como Programa Multi-institucional em Química da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Uberlândia durou de 2006 a 2007 com conceito 3 na avaliação da CAPES e com conceito 4 de 2008 a 2012. Em dezembro de 2012 a CAPES apreciou a proposta de independência do curso de Doutorado em Química entre as três universidades e a Resolução no. 13/2012 do Conselho Universitário autorizou o Curso de Doutorado em Química na UFU, a partir de 2013. Na avaliação da CAPES referente ao triênio 2010-2012, o Programa de Pós-graduação em Química (Mestrado) alcançou o conceito 5. Em razão do Curso de Doutorado em Química/UFU ser aprovado pela CAPES em 2012, esse curso não fez parte da avaliação trienal (2010-2012), portanto recebeu conceito 4. No quadriênio 2013-2016, o conceito 5 foi alcançado e, na última avaliação da CAPES em 2020, referente ao quadriênio 2017-2020, o conceito 6 foi conquistado, integrando o PPGQUI/UFU ao PROEX - Programa de Excelência no Brasil,  posicionando-se dentre os melhores cursos strictu sensu de Pós-graduação em Química do País. A Resolução no. 3/2020 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação dispões sobre a regulamentação que orienta as ações do PPGQUI/UFU.

Objetivo:

O objetivo do PPGQUI é a formação de recursos humanos de excelência, destinados à pesquisa científica, tecnológica e inovação e à docência sendo uma referência institucional e ao fortalecimento do potencial científico-tecnológico e inovação para a região oeste do Estado de Minas Gerais o qual está inserido.

Missão:

Formar recursos humanos, mestres e doutores em Química e áreas correlatas, em nível de excelência destinados à docência, à pesquisa científica, inovação e geração de tecnologia para atuar na região de Uberlândia, no estado de Minas Gerais, nos demais estados do Brasil e no Exterior.

Visão

Ser um Programa de Pós-graduação em Química strictu sensu consolidado em Excelência de modo a ser referência na pesquisa, formação de recursos humanos, geração de tecnologia, inclusão social, no Triângulo Mineiro, Minas Gerais, no Brasil e no mundo, sempre visando contribuir para a  melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Valores

•     Qualidade de vida dos discentes, docentes e técnicos administrativos que fazem parte do PPGQUI;

•     Permitir a realização das atividades por parte dos docentes, discentes e técnicos, com a melhor qualidade possível, dentro de nossas condições;

•     Qualidade das teses e dissertações que são realizadas no PPGQUI;

•     Artigos científicos, patentes e trabalhos em congressos de alta qualidade e

•     Apresentar à sociedade por meio de mídias digitais os produtos obtidos pelos integrantes do PPGQUI, sendo eles docentes, discentes e técnicos administrativos.

Infraestrutura:

Os professores credenciados no PPGQUI-UFU se encontram em laboratórios de pesquisa distribuídos nos campus da UFU no Santa Mônica, Umuarama, Monte Carmelo e Ituiutaba. Além disso, o PPGQUI possui o auxílio do Laboratório Multiusuário-LAMIQ do Instituto de Química IQ/UFU em Uberlândia-Santa Mônica e do Laboratório de Equipamentos Multiusuários-LEMUP do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal-ICENP/UFU em Ituiutaba.

No bloco 5I do campus Santa Mônica se encontra a secretaria do PPGQUI, bem como a sala de coordenação e um auditório com capacidade para 50 pessoas. Este espaço apresenta equipamento de vídeo conferência que permite conferências de áudio e vídeo multiusuário com outras salas de videoconferência. Além disso apresenta data-show e lousa virtual.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira - 8h às 11h30 / 13h às 17h00