João Flávio da Silveira Petruci

Permanente
Disponibilidade para Orientação:
+55 34 3291-8347 Ramal: 8347

Master degree in Analytical Chemistry at São Paulo State University (2009) based on determination of food preservatives using Capillary Electrophoresis. In March 2010 started my PhD under supervision of Prof. Dr. Arnaldo Alves Cardoso focused on development of analytical methods to the quantification of reduced sulfur compounds in air using palladium luminescent compounds. From february to july 2013 did a research stay at University of Ulm, at the Institute of Analytical and Bioanalytical Chemistry under supervising of Dr. Boris Mizaikoff. The collaborative research was focused on the use of a new generation of hollow waveguides, so-called substrate-integrated hollow waveguides, couple to MID-infrared spectrometer to monitoring gaseous compounds.

Bacharel em Química Tecnológica (2006) e Doutor em Química Analítica (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desde Agosto de 2018 é Professor Adjunto do Instituto de Química, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica. Inicialmente, atuou com desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de resíduos de medicamentos veterinários em matrizes biológicas por HPLC-MS/MS no laboratório Galeno Research Unit em 2006/2007. Em seguida, atuou no desenvolvimento de separações de analitos de interesse alimentício, medicinal e ambiental utilizando técnicas relacionadas a Eletroforese Capilar (CZE, MEKC). O projeto de doutorado envolveu a síntese, caracterização e aplicação de novos sensores luminescentes de paládio para quantificação de sulfeto de hidrogênio gasoso. Participante do programa de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES), na Universidade de Ulm - Alemanha, sob supervisão do Prof. Dr. Boris Mizaikoff, com pesquisa relacionada a construção de sensores gasosos utilizando técnicas de absorção na região do infravermelho médio. Foi bolsista de pós-doc da FAPESP com o projeto de imobilização de sensores luminescentes em suportes sólidos para detecção in situ de gases, como sulfeto de hidrogênio e cianeto de hidrogênio, sob supervisão do Prof. Dr. Arnaldo Alves Cardoso, no IQ-UNESP, Araraquara. Realizou também pós-doutorado (FAPESP-BEPE) na Universidade de Ulm, Alemanha (2015) e na Universidade de Basel, Suíça (2017), com o Prof. Dr. Peter C. Hauser, na área de instrumentação analítica. Possui experiência didática em atuação como co-responsável por disciplinas da graduação, no cargo de bolsista didático (2012). Participou como membro titular de diversos órgãos colegiadas do IQ-UNESP. Os interesses de pesquisa são: desenvolvimento de sensores gasosos, métodos analíticos, instrumentação analítica, miniaturização, automação, dispositivos portáteis, micropads, síntese e caracterização de novos compostos sensores, separação em Eletroforese Capilar, ensino de Química Analítica.

Instituto de Química
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Instituto de Química