Laboratório de Pesquisas em Materiais de Separação e Cromatografia - CroMat

Publicado: 17/11/2020 - 23:56
Última modificação: 13/04/2021 - 11:49

O Laboratório de Pesquisas em Materiais de Separação e Cromatografia (CroMat) é certificado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil desde 2009. O CroMat mantém suas atividades no campus Pontal da UFU em Ituiutaba/MG e é constituído por pesquisadores doutores, por discentes de iniciação científica dos cursos de Química (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e por discentes pós-graduandos (mestrado e doutorado) dos programas de pós-graduação em Química e em Biocombustíveis do Instituto de Química da UFU. As principais linhas de pesquisas do CroMat estão relacionadas: (i) ao desenvolvimento de materiais de fases estacionárias para cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), em especial, para atuação na determinação de substâncias que normalmente apresentam pobre resolução ou dificuldade de separação nos materiais disponíveis comercialmente; (ii) ao desenvolvimento de metodologias analíticas para determinação multirresidual de contaminantes orgânicos em matrizes ambientais, alimentícias, medicinas ou energéticas. Nesta linha, as pesquisas se concentram no desenvolvimento de métodos de preparação de amostras que visem reduzir ou eliminar o uso de solventes orgânicos e simplificar o processo analítico, sempre com análises dos extratos por técnicas cromatográficas (gasosa ou líquida). A principal característica do grupo de pesquisa tem sido a convivência harmoniosa e profícua entre seus membros, possibilitando o desenvolvimento dos projetos de forma colaborativa e criativa e estimulando o desenvolvimento das pessoas social e profissionalmente.

Área de atuação

• Desenvolvimento de metodologias analíticas para determinação de contaminantes orgânicos em diferentes matrizes;
  • Desenvolvimento de materiais de separação (fases estacionárias, sorventes de extração, suportes cromatográficos etc.);
  • Controle de qualidade de biocombustíveis via análises cromatográficas;
  • Preparação de amostras para compostos orgânicos;
  • Análises de amostras de interesse ambiental, forense, farmacêutica e alimentícia;
  • Fundamentos da cromatografia.

Prof. Dr. Anizio Marcio de Faria