Laboratório de Fotoquímica e Ciências dos Materiais - LAFOT-CM

Publicado: 17/11/2020 - 23:28
Última modificação: 01/03/2021 - 23:45

O LAFOT-CM é um grupo de pesquisa do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, dedicado à síntese e caracterização de compostos de coordenação e semicondutores inorgânicos para aplicações em conversão de energia solar, catálise, sensoriamento e no desenvolvimento de novos fármacos. Desde 1994, o grupo atua na investigação das propriedades estruturais, espectroscópicas e físico-químicas de diferentes sistemas utilizando diversas técnicas experimentais e métodos de mecânica quântica.

Áreas de atuação:

• Desenvolvimento de materiais funcionais para fotossíntese artificial (Redução de CO2 e produção de hidrogênio), remediação ambiental (Fotodegradação de poluentes orgânicos e superfícies fotoativas) e catálise;
  • Síntese e caracterização de compostos de coordenação de Ru(II), Re(I) e Ir(III) para aplicações biológicas e catalíticas
  • Simulações computacionais (Previsão e avaliação de propriedades de sistemas moleculares nos estados fundamental e ou excitado empregando métodos da mecânica quântica).

Prof. Dr. Antonio Eduardo da Hora Machado

Prof. Dr. Antonio Otavio de Toledo Patrocinio