Seminários PPGQUI - 10/04/2024 - quarta-feira às 13:30 horas

Publicado: 08/04/2024 - 09:25
Última modificação: 08/04/2024 - 09:32

Pessoal

Na quarta-feira (10/04/2024) teremos o seminário da Prof. Dr. Jader de Souza Cabral do Instituto de Física da UFU, seguem as informações:

13h30 “Espectroscopia LIBS e suas aplicações".

Prof. Dr. Jader de Souza Cabral

Instituto de Física da UFU

Local: Auditório do PPGQUI, Bloco 5I

A técnica de espectroscopia de emissão ótica com plasma induzido por laser ̶ LIBS, acrônimo  para  Laser  Induced  Breakdown  Spectroscopy,  tem  experimentado  um desenvolvimento considerável na última década. Um curto período de tempo se passou desde os primeiros experimentos, que vieram logo após a criação do laser na década de 1960, e  o  progresso  da  técnica  está  longe  de  atingir  uma  estagnação. O caráter multielementar da técnica LIBS possibilita a identificação e caracterização de diversos materiais, tais como solo, materiais radioativos e geológicos, fertilizantes, semicondutores, explosivos, tecidos biológicos entre outros. Sua ação ocorre de forma rápida, barata, não destrutiva e sem geração de resíduos. Neste seminário, apresentarei os conceitos básicos da técnica, alguns trabalhos relevantes em diversas áreas do conhecimento, além dos principais desafios que a técnica impõe à comunidade científica.

Atenciosamente.